segunda-feira, 16 de abril de 2012

Como é o trabalho?

Bom, para os colegas que nunca trabalharam com educação, este pode ser um post bem interessante, já que, afinal, é isto que viemos fazer, e é importante estarmos à vontade com o exercício do cargo. O papel do assistente de língua estrangeira é de auxiliar os alunos, antes de tudo na oralização do que é trabalhado pelo professor. Logo você vai se ver como um professor auxiliar de conversação.

Cada professor ou referente trabalha de um jeito diferente: alguns vão te dar toneladas de idéias ou temas pra você desenvolver em casa, ou, em determinados momentos, vão te pedir para que você confronte os alunos em argumentações sobre um determinado tema, alguns professores improvisam, outros são extremamente cartesianos - é importante se adaptar ao estilo do colega para que você tenha o máximo de produtividade.

Além disso, observamos de cara as diferenças do ensino francês e do brasileiro, já que o nível de proximidade entre os professores e alunos é mais "profissional". Ao contrário da nossa experiência, onde chamamos os mestres pelo primeiro nome e temos todo mundo no facebook, aqui é senhor professor (monsieur le professeur) e ache bom! Na minha experiência como assistente também reparei que os alunos são mais tímidos e falam menos (fazem menos bagunça) que a gente (os brasileiros) e o controle disciplinar nas escolas tem umas estratégias bem rígidas.

Os alunos não podem entrar na sala de aula antes do professor chegar, então eles fazem fila e esperam o professor chegar, além disso, qualquer problema de atraso ou indisciplina, cada aluno tem um cahier de correspondance, é como um caderninho de comunicação entre o professor e os pais pra ajudar no contato e também controlar os deveres e faltas do aluno, assim como dar avisos (como ausências do professor) aos pais.

Caso você fique sozinho com um grupo de alunos para trabalhar com eles, exija sempre ter o caderno de correspondência visível, e caso eles se recusem, anote os nomes e entregue para o professor referente. Como, em geral, somos jovens estudantes meio estabanados, alguns espertinhos aproveitam e montam em cima dos assistentes. Você vai escutar um ou dois palavrões em crioulo, bushinangê ou outra língua que eles imaginam que não esteja ao seu conhecimento. Mas a vida na educação é educar os mal-educados também.

Porém, para o nosso padrão de mal-educado, os alunos aqui, ao meu ver, não são complicados. Nada se compara aos alunos que temos no ensino público brasileiro, infelizmente, mas tenha pulso firme. Eles são mais discretos, mas igualmente perigosos! Principalmente quando estão em grupinhos.

Outra coisa é que eles morrem de medo de falar. Não sei se é um traço cultural, mas eles simplesmente não falam, às vezes. Seja criativo, divertido, use mídias, música, tudo o que estiver ao seu alcance para descontrai-los e remover a sensação de que eles não tem direito de errar. Se eles não erram, não falam, e se não falam não aprendem.

Para terminar, como assistente, podem te pedir para fazer horas-extras nos estabelecimentos, seja pra dar reforço em português ou em outra matéria que você domine, pra isso, vá nas diretorias e diga o que você sabe ou quer fazer. E se conseguir horas-extras, sinalize ao rectorat para que possam entrar com o procedimento pra que você receba seus extras direitinho.

4 comentários:

  1. Olá amigos, gostaria que vocês me adicionassem nos vossos respectivos facebooks. Sou Acadêmico do Curso de Letras com especialização em Língua Francesa, na Universidade Federal do Amapá-UNIFAP. Afirmo-lhes que a língua é muito importante nos tempos atuais em virtude da globalização, contudo, estou encontrando algumas dificuldades para aprendê-la e ficaria deverasmente agradecido se vocês pudessem dar-me uma força. Meu endereço no facebook é Amós Amaral de Souza e no Twitter é @souzaamos. Desde já agradeço a vossa atenção!
    Abraços! Ah! já estou seguindo o blog de vocês. Tá show!

    ResponderExcluir
  2. Oi Amós!

    Obrigado por ter apreciado nosso blog! Bom - o que posso dizer pra te ajudar é que não desanime! E procure sempre ler e ter contato com mídias francófonas. Uma ideia muito boa é procurar ver os que os franceses vêem, de series de TV, humoristas e afins...

    Te recomendo ver no youtube "un gars une fille" o humorista "Gad Elmaleh" e, pasme, novelas e filmes dublados em francês. A dicção deles é ótima! Com isso você já tem um contato direto com a língua, em seguida... pratique! Pegue seus colegas de curso e fale francês, não esmoreça!

    Espero ter ajudado!

    Ramir Almeida
    editor do blog aBraGui.
    Assistente de língua portuguesa (região educacional Guiana Francesa).

    ResponderExcluir
  3. Hey, galera! Recebi uma ligação do gabinete da que acho ser a coordenação do intercâmbio, e tenho quase certeza de que vou para a Guiana. Queria saber de vocês como é o custo de vida lá. Como foi encontrar um alojamento. Saber se o valor recebido permite viver sem preocupações com necessidades básicas e lazer. Abração.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, vocês não sabem como apaziguaram o meu coração com a criação deste Blog, que eu definitivamente amei. Recebi o comunicado do aceitamento de minha candidatura no último dia 15. Para o posto de assistente para 2015 e 2016, também sou academica da Unifap, no Amapá. Por favor, me adicionem no facebook. (Azumi Jana). bjs

    ResponderExcluir